quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

INFINITAS VIGENS

            Desde tempos muito antigos que os homens sentem necessidade de conhecer melhor o seu mundo, esse mundo que poucos têm coragem de enfrentar, Porém, encontramos grandes homens que tiveram essa força e determinação, nomeadamente aqueles que o fizeram através do mar.
            Mar: o mar que fascina qualquer um, ao primeiro olhar e que seduziu até as mentes mais perspicazes com canções trazidas por uma brisa longínqua, que sussurrava aos seus ouvidos, chamando-os para nele se aventurarem! E os homens que ouviram esse chamamento aventuraram-se, na esperança de encontrarem algo novo.
            Em viagens feitas em pequenas e grandes embarcações e conforme o balanço do mar, o homem ia descobrindo cada vez mais, sobre si mesmo e sobre o que o rodeava. Cedo chegou à conclusão que a Terra, o mundo onde vivia, não é mais do que a extensão do seu ser e que tudo isso o completava, física e mentalmente.
            Têm sido escritos muitos textos e livros sobre estes temas, sobre o tema da viagem. Todos esses estudos foram importantíssimos para demonstrar o trabalho árduo que muitos homens tiveram, por esse mar fora, uma tarefa que muitos não conseguiram completar, deixando os seus corpos e almas nas profundezas dos oceanos.
            O mar levou a mente dos homens a evoluir, tornando-os mais completos, com novas expectativas para o futuro, fazendo do mundo o lugar que hoje é.
            Um dia, far-se-á outra misteriosa viagem, não neste mundo mas deste mundo para o outro. Aí, a mente do homem talvez possa continuar a transformar-se e a evoluir, pois a vida do homem é uma viagem infinita.

Francisco Marciano Milhanas  - 9ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queremos saber a tua opinião sobre este texto. Obrigada!