quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

UM PEQUENO PEDAÇO DE HISTÓRIA UNINDO PORTUGAL E INGLATERRA

            Quando eu e o meu marido comunicámos às nossas famílias que vínhamos morar para Portugal, o meu pai disse-nos que Portugal é o mais antigo aliado da Inglaterra.
            Então, porque me interesso pelas histórias da História, decidi descobrir mais acerca deste assunto.
            É verdade! No ano 1386, Dom João Primeiro de Portugal, o Mestre de Avis, e filho ilegítimo de Dom Pedro Primeiro, e Richard Primeiro da Inglaterra, assinaram um tratado que existe ainda hoje. Este tratado é o mais velho do mundo.
            Para além deste facto, no ano seguinte, Dom João casou-se com Filipa de Lencastre, a neta de Edward Terceiro da Inglaterra. No começo, esse casamento não foi popular nem em Inglaterra nem em Portugal. Os Portugueses não estavam felizes porque o pai da Filipa, já casado com Constança de Castile, teve uma amante pública, Katherine Swynford, de quem teve quatro filhos. Os Ingleses não gostavam de João porque ele era filho ilegítimo e já tinha um filho, Afonso.
            Mas os dois países precisavam deles, por razões politícas.
            Filipa de Lencastre, nascida a 31 Março 1360, teve uma educação muito boa; os professores foram Froissart - que escreveu acerca das cortes medievais; Friar John - um pioneiro da fisica e da química; Geofrey Chaucer - o famoso poeta medieval e um amigo da família; John Wycliffe - um professor do Universidade de Oxford e o primeiro tradutor da Biblia para Inglês. Mais ainda, ela também leu muitos dos eruditos gregos e romanos, tais como Plínio e Herodotus; tudo isto muito insólito, para uma a mulher no século XIV!
            No ano de 1387, Filipa de Lencastre tinha 27 anos; muito velha para uma mulher que não era casada! Ela não era linda mas ela tinha um sentido de justiça muito forte. Depois do seu casamento, esta última característica foi muito útil e Filipa teve uma influência profunda no Rei e na corte de Portugal. Após o famoso incidente com uma criada, na Sala das Pagas, no palácio da Sintra, acreditamos que João era completamente fiel à sua rainha (facto muito insólito para este época!). Podemos concluir que esta associação, inicialmente apenas de carácter político, tornou-se num casamento muito durável e bem-sucedido!
            Tiveram nove filhos: seis filhos e três filhas. Todos os seus filhos, masculinos e femininos, foram bem-educados. Os seis filhos que sobreviveram formaram ‘a enclítica geração’. Eles foram:
Infante Dom Duarte, nascido a 31 Outobro de 1391. (Rei Duarte 1)
Infante Dom Pedro, nascido a 9 Dezembro de 1392 (Um escritor famoso)
Infante Dom Henrique, nascido a 4 Março de 1394 (O famoso navegador)
Dona Isabel, nascido a 11 Fevreiro de 1397 (casou com o Duque de Burgundy)
Infante Dom João, nascido a 13 Janeiro de 1400 (O Grão Mestre da ‘Ordem de Santiago’)
Infante Dom Fernando, nascido a 29 Setembro de 1402 (O Mártir. Ele ofereceu-se aos marroquinos como refém e morreu, ainda cativo, em Fez, no ano de 1443)
            Dos três filhos restantes, Dona Branca, a mais velha, morreu quando era bebé; Dom Afonso, o herdeiro, morreu quando tinha 10 anos, e não sabemos nada acerca de Dona Beatriz, a criança mais jovem que também morreu na infãncia.
            Filipa de Lencastre morreu de peste, no dia 16 Julho, no ano de 1415 mas antes da sua morte, ela deu a cada um dos seus filhos, Duarte, Pedro e Henrique, uma espada com muitas jóias e a sua bênção para a expedição que iriam fazer para conquistar Ceuta.
            Ela e o seu marido estão enterrades no Mosteiro de Batalha, na Capela do Fundador, com os seus quatros filhos mais jovens, inclusive Henrique, o Navegador.
            Por tudo isto, ficámos a saber que a amizade entre Portugal e a Inglaterra é muito velha! Talvez seja esta uma das razões pela qual os visitantes Ingleses são muito bem-vindos em Portugal!

Teresa  Bell
aluna inglesa do curso nocturno de Português para estrangeiros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queremos saber a tua opinião sobre este texto. Obrigada!