quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Alterações Climáticas


Alterações Climáticas
O
fenómeno do aquecimento global causado pelo efeito de estufa (resultante da acumulação excessiva de gases, sobretudo dióxido de carbono, monóxido de carbono e metano) impede a radiação de raios infravermelhos de voltar ao espaço, aumentando, assim, o calor retido na atmosfera. Os efeitos deste problema já se fazem sentir em mudanças climáticas como a acentuação do efeito do El Niño, as catástrofes de grandes proporções, as ondas de calor com milhares de mortos na Europa, o desequilíbrio das chuvas e o frio intenso em regiões onde o clima era mais ameno.

A alteração climática ou mudança climática baseia-se na variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo dos anos. Estas variações dizem respeito à mudança de temperatura, de precipitação, de nebulosidade e outros fenómenos climáticos. Segundo o “Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas”, a mudança climática é uma variação a longo prazo estatisticamente significante num parâmetro climático médio ou na sua variabilidade, durante um período extenso. A mudança climática pode ser causada por processos naturais da própria Terra ou por forças externas, incluindo variações na intensidade da luz solar, ou ainda, mais recentemente, pela ação do homem.

Algumas das causas para as mudanças climáticas globais são as causas naturais, mas que, atualmente, pode ter origem noutras causas. Uma das principais causas para as alterações climáticas é o aquecimento global, que é, sem dúvida, um facto muito generalizado da atualidade. Com influência externa, o ciclo solar e a variação orbital são outras causas para as alterações climáticas, que, neste caso, são consequências em termos solares e da variação da própria órbita terrestre. Ainda com influência externa pode ocorrer outra consequência para as alterações climáticas, nomeadamente os impactos dos meteoritos na Terra. Com influência interna, algumas das causas são a deriva dos continentes, o El Niño e a La Niña. O esfriamento global e glaciações e o vulcanismo são outras causas das influências internas. Existem também causas Antropogénicas, que têm como principal consequência a emissão de gases do efeito de estufa, que leva à libertação de demasiado dióxido de carbono.

As mudanças climáticas são a maior ameaça ambiental do século XXI, com consequências profundas e transversais a várias áreas da sociedade: económica, social e ambiental. Todos nós estamos a ser afetados pelas alterações climáticas, mas o mais importante de todos os afetados, é a Natureza.

Soraia Demétrio, 8ºC Nº17

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queremos saber a tua opinião sobre este texto. Obrigada!