quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Beatriz Ferro


Continuação do texto “O CANTEIRO DOS LIVROS “ de José Jorge Letria

manual de Português do 5º ano "P5", páginas 26 e 27

Uma biblioteca subterrânea

   Quando voltou para casa, nesse dia, reparou que continuavam a emergir da terra mais livros.
   -Ó meu Deus! Se continuarem a crescer mais livros onde os vou pôr? Já não tenho mais espaço em casa para pôr livros! Não os vou pôr no lixo! -pensava o Francisco, aflito.
   O rapaz estava muito aflito, ele gostava muito de livros mas não tinha mais espaço. Foi então que teve uma ideia:
   -Já sei! Vou dar os livros à biblioteca da minha escola! Acho que vão todos adorar estes livros!
   Começou a colhê-los e a limpá-los, pois alguns estavam com terra.
   No dia seguinte, foi à escola e entregou os livros.
   -Meu querido, obrigada pelos livros. Antes de no-los oferecer perguntaste à tua mãe se podias? - quis saber a Professora Leonor.
   -Sim, claro que sim! -esclareceu o Francisco, um pouco corado.
   Quando chegou a casa, espreitou o quintal e exclamou:
   -Mais livros!
   -Então era isto que me querias contar? – perguntou a mãe ao vê-lo chegar.
   -Sim, mãe, era mesmo isto! E agora, acreditas em mim? - questionou o Francisco, com um sorrisinho na cara.
   -Sim, meu filho querido! Agora que tenho uma prova, posso acreditar -concordou a mãe.
   O Francisco ficou a tarde toda no quintal, até que viu uma toupeira a subir à superfície da terra.
   -Olá, já deves ter reparado que andam a crescer livros no canteiro das hortênsias!
   -Que eu saiba os animais não falam! -exclamou o Francisco, muito surpreendido.
   -Sim, eu sei que os animais não falam, mas eu e os meus amigos falamos -informou a toupeira.
   -A sério? Mas quem são os teus amigos? -interrogou o Francisco.
   -Por baixo da terra existe uma biblioteca que eu e os meus amigos construímos, mas os humanos não podem entrar porque o espaço é pequenino. Os meus amigos trabalham todos lá. As doninhas arrumam os livros, as formigas fazem as histórias e as lagartas fazem os livros –continuou a toupeira.
   -Então é por isso que os livros estão a vir à superfície da terra? –interrogou o Francisco.
   -Sim, quando os livros têm algum erro ou são mal feitos, as formigas levam-nos até à superfície da terra-explicou a toupeira.
   -Francisco, está na hora do jantar ! – gritou a mãe.
   O Francisco e a família sentaram-se à mesa e o rapaz contou como tinha sido a sua tarde.
   -Hoje à tarde, estive a falar com uma toupeira! –disse.
   -Achas que eu acredito, mano ? – perguntou o irmão Gonçalo, que nunca acreditava no Francisco.
   -Ó Gonçalo, não ligues, o Francisco está a ter um dos seus momentos de imaginação ! – exclamou o pai.
   O Francisco foi dormir e, no dia seguinte, o quintal estava outra vez cheio de livros.
 
Beatriz Ferro, 5ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queremos saber a tua opinião sobre este texto. Obrigada!