quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Verónica Pits


Continuação do texto “O CANTEIRO DOS LIVROS “ de José Jorge Letria

manual de Português do 5º ano "P5", páginas 26 e 27

O canteiro dos livros

            Quando chegou a casa, Francisco foi espreitar o quintal e viu uma toupeira muito zangada. Como sabia falar com animais, perguntou-lhe:
            -O que se passa?!
            -O que se passa, o que se passa, ainda tens coragem de perguntar isso, olha à tua frente, o que fazem estes livros aqui? -  pergunta a toupeira, furiosa.
            -Tem calma…
            -Ter calma?!
            -Sim, as formigas já vêm aí para levarem os livros para o se depósito subterrâneo de livros, ao qual eu chamo biblioteca. Também vou oferecer alguns livros à biblioteca da escola, à biblioteca do bairro e, claro, os restantes livros ficam para mim, ou então, abro a minha própria biblioteca «Biblioteca do Francisco» que seria o máximo, sim, acho que vou fazer isso!
            Subitamente, apareceram lagartas e doninhas fedorentas (cheiravam tão mal…), que queriam levar todos os livros do quintal mas, quando tiravam um livro do seu lugar, nascia sempre mais um livro, mais um livro, mais um e mais um, sempre, sem pararem de crescer.
            Ninguém conseguia tirar os livros todos porque quando tiravam um nasciam sempre mais dois. Francisco andava cada vez mais contente, mais esperto e, todos os dias, com um livro novo, debaixo do braço.
            Um dia, a toupeira perguntou-lhe:
            -Francisco, posso levar alguns livros para mim?
            -Sim, claro que sim, quando nascer um do teu agrado, leva-o logo.
            -Obrigada, muito obrigada, Francisco!
            -De nada.
            No dia seguinte, foi contar tudo o que estava a acontecer aos seus colegas. Os seus colegas ficaram tão admirados que quiseram ir logo ver. Quando acabaram de ver tudo, cada um escolheu o livro que mais lhe agradou.

    Verónica Pits, 5ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queremos saber a tua opinião sobre este texto. Obrigada!